Aproveitamento dos times no brasileirão

 

 

Aproveitamento dos times no brasileirão no sistema de pontos corridos.

Quantos pontos seu time precisa somar para ser campeão, se classificar para à Libertadores ou permanecer na primeira divisão?
Diante de estatísticas de aproveitamento dos times, vou tentar chegar o mais próximo possível de uma resposta para a questão acima.

Colhi todos os números das posições que iremos analisar, como a competição contou nos primeiros anos do atual modelo com mais de 20 times, calculei o percentual de aproveitamento a partir de 2006, ano que o campeonato brasileiro passou a ser disputado por 20 equipes na Série A.

É bom saber que:

  • Em 2003, 24 clubes disputaram o campeonato brasileiro, o 23º e o 24º colocados foram rebaixados;
  • Em 2004, 24 clubes disputaram o campeonato brasileiro, o 21º, o 22º, o 23º e o 24º colocados foram rebaixados;
  • Em 2005, 22 clubes disputaram o campeonato brasileiro, o 19º, o 20º, o 21º e o 22º colocados foram rebaixados;
  • De 2006 a 2017, 20 clubes disputaram o campeonato brasileiro, o 17º, 18º, 19º e o 20º colocados foram rebaixados.

Como fazer o cálculo pra verificar o status do seu time?
Para calcular o percentual de aproveitamento do Excel faça essa fórmula “=1/(Jogos Realizados*3)*Pontos Ganhos”.

PONTUAÇÃO DOS CLUBES CLASSIFICADOS E REBAIXADOS NO BRASILEIRÃO DE PONTOS CORRIDOS (COM 20 EQUIPES)

Antes de me perguntar o que é mediana?
Mediana é diferente da média, para explicar de modo simples é o resultado central, descarta os menores e os maiores números. Serve para encontrar um número médio mais frequente.

Veja o Aproveitamento do seu time e em que status ele se enquadra

Os times que foram campeões tiveram um aproveitamento acima de 66,3% dos pontos disputados, com 63,3%, já é aproveitamento de campeão e mais que o máximo de pontos do vice-campeão.
Para garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores tem que estar acima  de 56,2%, que já é aproveitamento de G4 e mais que o máximo de pontos do 5º colocado.
Para garantir o G6 e ir pelo menos para a fase de preliminar da Copa Libertadores tem que ter aproveitamento acima de 53,6%, que é mais que o máximo de pontos do 7º colocado. Porém está posição é bem delicada de se analisar, visto que o 6º e o 7º colocados costumam se separar por apenas um ponto ou por critérios de desempate, como vitórias e saldo de gols.
Na história dos pontos corridos com 20 equipes os times que fizeram acima de 39,6% dos pontos disputados se salvaram do rebaixamento.
Com menos de 39,6%, já é aproveitamento de Z4, se seu time estiver perto ou dentro dessa margem, é bom colocar as barbas de molho.

Considerações da tabela

Essa tabela ajuda muito quando existe diferença de jogos entre os times e também serve de base para planejamento de pontos ganhos dentro da competição.

 

Postagens Recomendadas
Contato Rápido

Nós não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail que vamos responder o mais breve possível.

estatísticas brasileirãorebaixamento brasileirão